O recenseador, os setores e os postos de coleta
Postado por Censo 2010 RJ , quinta-feira, 29 de julho de 2010 07:14
Em 26 de julho, encerrou-se o treinamento dos recenseadores e os aprovados estarão agora aptos para iniciar o recenseamento. O recenseamento é o ato em que o recenseador visita o domicílio e solicita informações através de entrevista para uma pessoa de referência, não sendo necessário entrevistar todas as pessoas do domicílio.
Durante esta semana, cada posto receberá recursos de informática, cartografia e equipamentos - como o computador de mão - para distribuição aos recenseadores, e os setores serão repartidos entre eles. O recenseador têm disponível no computador de mão o questionário, o setor pelo qual será responsável e os domicílios urbanos (definidos por endereço) e rurais ou de difícil acesso (definidos por coordenadas).
Os setores são a área de trabalho do recenseador. Em 1 ano o IBGE percorreu todo o território nacional e o dividiu em 314 mil setores, aproximadamente 1,5 setor para cada recenseador.
O recenseador é orientado a voltar ao posto pelo menos duas vezes por semana para salvar os dados no laptop. Os postos possuem uma rede de supervisores que transmitem os resultados dos questionários para a Sede. Os dados são passados do computador de mão para o laptop que transmite os dados para o CDDI. Onde o sistema de comunicação não for satisfatório, os dados serão transferidos via pendrive.
A montagem desses postos aconteceu com a colaboração dos membros das Comissões Censitárias. Todos os municípios possuem uma comissão composta por membros da sociedade civil nas quais participaram 60 mil pessoas em 2 anos.